Reservas antecipadas do livro e contato com os autores email: leidaatracao@terra.com.br
Saiba mais sobre os autores Carlos Torres & Sueli Zanquim e suas obras.

Seus livros já venderam mais de 170.000 exemplares no Brasil e na Europa e mudaram a vida de milhares de pessoas. A venda no site oficial ou nas melhores redes de livrarias como Saraiva, Livraria Cultura, Fnac, Bertrand, Amazon, Wooks, Chiado, Martins Fontes e outras.

24 de junho de 2014

A escada de Jacó ou o Despertar da Consciência

:: Graziella Marraccini :: 

Ao reler – sempre com renovado interesse – os artigos publicados no site SOMOSTODOSUM, encontrei um artigo sob o título O Aprendiz, de autoria de Acid, que analisa com uma visão profundamente espiritual o filme MATRIX. Uma analogia evidente com aquilo que a Cabala ensina me ocorreu imediatamente e vou tentar compartilhá-la com os leitores.

Eu poderia considerar que MATRIX é aquilo que consideramos ser a Criação assim como DEUS a concebeu e cujo modelo nos é transmitido através da própria Cabala, ou seja, a Arvore da Vida ou a matriz (Matrix) de todas as coisas materializadas e sua relação com a MENTE: DEUS. Devo confessar que ainda verei e reverei muitas vezes o filme para chegar a uma análise mais profunda. Mas as analogias são evidentes.
O primeiro princípio Hermético nos ensina que Deus é Mente e o Universo é mental. Segundo a Cabala Deus criou Adão ou Adão Kadmon – modelo da humanidade – e nós fomos criados segundo a imagem do Adão Kadmon. Este é o modelo gerado pela matriz.
Ao encarnar Adão entra em estado de adormecimento, pois não está consciente das encarnações passadas, e assim se submete ao seu próprio destino de forma passiva.
A humanidade, a grande massa humana, ao encarnar está adormecida, como estava adormecido Jacó, quando teve seu sonho relatado pela bíblia. Adormecido estava, ou seja, não possuía ainda uma consciência capaz de lhe indicar os rumos de seu próprio destino.

Da mesma maneira, o estado de consciência da maioria das pessoas se encontra, em condição normal, completamente adormecido. A grande massa humana vive sem ter consciência de seu destino, pois os registros das encarnações passadas estão apagadas de sua mente física que, sendo espiritualmente pouco desenvolvida, ainda não conseguiu acesso ao seu banco de dados pessoal. Em seu sonho, Jacó vê uma enorme escada, unindo a Terra ao Céu, e pela qual sobem e descem Anjos, (na realidade Seraphim, Chatioth Ha Qadesh), Santas criaturas vivas, atarefadas com os afazeres divinos no mundo dos arquétipos. E Jacó exclama: O Senhor está neste Lugar e eu não sabia.
Mas será que nós sabemos? Será que nós dormimos ou estamos despertando? Na realidade, o aperfeiçoamento espiritual de que trata a Cabala tem a ver com este despertar. A humanidade toda precisa fazer este trabalho para conseguir alcançar a absoluta união com DEUS e cumprir o total caminho de evolução. Os Anjos nada mais são que a representação da emanação energética evolutiva do próprio DEUS manifestada nos mundos superiores. É pura Energia que se manifesta de estado em estado, do mais sutil ao mais denso, até materializar-se.

A maioria das pessoas vive numa condição que está apenas consciente do seu corpo e seu raio de influência se estende somente ao lado mais egocêntrico de sua personalidade. Existem poucas almas humanas que realmente tomam consciência do seu grau de evolução espiritual, e consequentemente de sua tarefa no atual estagio em que se encontram e que, antes de mais nada, procuram fugir da escravidão da matéria onde cristalizaram seus corpos (em Binah – Saturno) para a atual encarnação em Malkut. Mas é claro que, mesmo poucas, elas existem, em todas as épocas e em todo lugar, independente da religião ou raça à qual pertencem. Elas se destacam das demais, pois conseguem vislumbrar seu próprio destino, tomá-lo inteiramente em suas mãos para cumprir os desígnios de DEUS e tem mais, estas pessoas servem de guias para que muitas outras possam seguir seus ensinamentos.

O estudo da Cabala pode ser uma ferramenta poderosa para nos ajudar a empreender este caminho de evolução, iniciar nosso despertar, mas não é o único. Muitas são as ferramentas que DEUS colocou a nosso dispor. Escolas filosóficas sempre existiram e sua finalidade é esclarecer aqueles que buscam a LUZ. Mas todas as religiões, todas as filosofias de despertar, sejam elas ocidentais ou orientais, requerem muita, muita dedicação, e um trabalho voluntário e solitário por parte do iniciando. Podemos resumir este trabalho em quatro pontos principais que são: QUERER, CONCEBER, FORMAR E EXECUTAR o seu Projeto Espiritual.

Precisamos querer cumprir o processo individual do vir a ser, cumprir nosso destino voluntariamente e regressar ao ponto de partida que é a União com DEUS. É isso que fazem aqueles grandes homens como Ghandi, Cristo, Paramahansa Yogananda, Dalai Lama, e muitos outros que, ao evoluírem espiritualmente, alcançam tal estado de consciência que servem de impulso para a evolução de toda a humanidade. As escolas espiritualistas e as religiões também possuem o mesmo propósito, mesmo se nem sempre seus adeptos o compreendem inteiramente. A Cabala é o ensinamento esotérico do judaísmo, mas não é o único meio de evolução espiritual. Difícil e árduo é o caminho do cabalista, assim como de qualquer aprendiz em qualquer templo de DEUS.

Z`ev ben Shimon Halevi (The Anatomy of Fate – A Anatomia do Destino) escreve que a dificuldade com as operações esotéricas é que, diferentemente dos princípios elementares da aerodinâmica ou da metalurgia, os mundos nos quais elas estão inseridas não podem ser diretamente observados ou medidos. Desta feita o trabalho esotérico é dificilmente demonstrado e muito pouco compreendido. Por isso para executar o seu próprio projeto de vida é necessário tomar consciência de que seremos censurados, mal compreendidos, muitas vezes ridicularizados pelos amigos, familiares e pessoas próximas. Ao buscar o caminho da iluminação acabamos isolados e atrairemos também as forças de oposição, aquelas forças do Mal que não desejam a evolução da humanidade para poder mantê-la escravizada, ao seu serviço.

Então os quatro pilares principais se tornam indispensáveis para a sustentação de nosso trabalho:

QUERER
Significa antes de mais nada exercitar a vontade, forte, inabalável, resoluta e que não desiste diante de nenhum obstáculo.

CONCEBER
Significa compreender, realizar mentalmente, tomar consciência, e também preparar um plano de evolução dentro daquilo que nos foi proposto antes desta encarnação.

FORMAR E EXECUTAR
Realizar o plano para cumprir completamente o seu Projeto Espiritual, significa também aceitar nosso destino depois de tomar consciência. Isso requer um aprendizado longo e penoso, muitas vezes conseguido pela pessoa somente após uma iniciação espiritual. A ajuda de um Guia Espiritual é muitas vezes indispensável, apesar do caminho ser absolutamente solitário. Existem escolas – de várias correntes filosóficas e religiosas – capazes de encaminhar grupos de pessoas no caminho da evolução. Devemos lembrar que o Microcosmo do ser humano, por ser projetado com os mesmos princípios do Macrocosmo do Universo, é o instrumento através do qual é possível penetrar conscientemente nos Mundos maiores, nos mundos Superiores da evolução, sempre partindo da Matéria, em Assiah, subindo em Ietzirah, Mundo da Formação, em seguida em Briah, Mundo da Criação e por último em Atziluth, Mundo da Emanação. Primeiramente concebemos e treinamos nossos instintos e nossa psique, depois assumimos nosso homem animal e por fim empreenderemos nossa evolução espiritual. Mas entre Briah e Atzilutrh existe o Abismo do qual ninguém retorna a não ser de forma voluntária, como o fazem os grandes mestres ascensionados e como o fizeram e continuarão a fazê-lo todos os Iluminados para ajudar na nossa evolução.

E nós, seres mortais comuns, como podemos DESPERTAR? Como podemos iniciar nosso caminho de ascensão espiritual? A meu ver a Cabala nos oferece uma ferramenta ímpar para cumprir nosso papel com consciência. Eu compreendo que nascemos num momento cósmico determinado anteriormente e que este momento cósmico é único, somente nosso, individual. Como nossa impressão digital cósmica o nosso Mapa Astrológico Natal nos fornece um “retrato” específico das energias atuantes no momento de nosso nascimento. Com a interpretação desse Mapa e o auxilio da Cabala, podemos começar nosso caminho de evolução. Mas estejam certos, o caminho é difícil, longo, cheio de percalços, e o que colheremos não será seguramente o sucesso material, o dinheiro, o reconhecimento público tão efêmeros de nossa vida materialista, mas a harmonia íntima, a tranqüilidade interior e a certeza de que estamos cumprindo nosso Destino Individual de forma consciente, a serviço de DEUS. A PAZ INTERIOR será nossa recompensa.

Para fortalecer nosso EU INTERIOR podemos fazer exercícios de meditação, orar, nos recolher em nosso íntimo, podemos analisar em nossa própria vida nosso comportamento: como somos, quem somos, onde vamos... será que sempre conseguimos realizar nossos objetivos? (Não estou falando somente de objetivos materiais). Se não conseguimos, devemos nos perguntar: onde nós paramos? Por quê paramos? Qual foi o obstáculo que não conseguimos superar? Cumprimos direitinho todas as DEZ etapas que a Cabala nos ensina? Perguntas e perguntas... difíceis as respostas.

Entre uma etapa e outra de nossa evolução no nível superior da consciência individual, existe um caminho de ligação, uma energia em movimento que nos empurra para baixo, rumo à realização, material, e, no sentido inverso, para cima, rumo à realização espiritual. Como usamos essa energia? Nos deixamos levar por essa energia? Compreendemos realmente o movimento da vida por ela gerado e nos integramos a ela de corpo e alma? Ou empacamos como mulas recusando a integração?

Vamos refletir longamente sobre este tema para poder trilhar conscientemente o nosso caminho evolutivo.

Com a aproximação do ano novo todos começam a olhar para trás e a fazer o balanço do ano que se finda. Vamos também fazer isso para procurar compreender nossas falhas e fraquezas, mas vamos fazer sobretudo um plano claro e objetivo para o ano que se aproxima. Nossas metas precisam ser objetivas, nossa vontade fortalecida, nossa compreensão do processo clara e nossa determinação inabalável. Assim cumpriremos a promessa de assumir conscientemente a direção de nosso destino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo. obrigado pela sua participação.
Estaremos a disposição para tirar qualquer dúvida ou informação.